quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

NATAL, TEMPO DE REFLEXÃO


 
Natal, que pela grandiosidade de seu simbolismo, também significa reflexão, amor, fraternidade e esperança num horizonte promissor.

Que cada um, no sagrado convívio de seus familiares e demais entes queridos, brindem essa data com o líquido da saúde, do prazer, da felicidade e da esperança, na taça da harmonia e da união.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo, a você e toda sua família.
Que os sonhos, hoje apenas sonhos, num breve futuro se transformem em realidade. Que o Manto Sagrado os cubra e os proteja, com saúde e felicidade.

DESPEDIDA DO 9º ANO MATUTINO





APRESENTAÇÃO DO TEATRO ROMEU E JULIETA. PEÇA ADAPTADA, PELOS ALUNOS DO 9º ANO MATUTINO.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Contando Histórias com Ana Maria Machado

Durante o ano de 2016, a biblioteca em parceria com os professores do 1º ao 5º ano, desenvolveu o projeto, Contando Histórias com Ana Maria Machado, onde os alunos conheceram varias histórias dessa autora. No dia 29 de novembro de 2016, realizou-se a culminância deste projeto, com a apresentação do teatro Dona Baratinha, história recontada, pela escritora Ana Maria Machado.


APRESENTAÇÃO DO TEATRO DONA BARATINHA, REALIZADA PELO 1º ANO  MATUTINO, DA PROFESSORA ROSA





CONVITE DO CASAMENTO DE DONA BARATINHA

BOLO DO CASAMENTO DE DONA BARATINHA



LIVROS CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS DO 1º ANO MATUTINO, SOB À ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA ROSA.

 

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Dia da Consciência Negra e o herói chamado Zumbi

Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
O nome Palmares foi dado pelos portugueses, em razão do grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje, estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.
O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital era Macaco, na Serra da Barriga.
A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.
O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
                                       
Referências

PERCíLIA, Eliene. "Dia da Consciência Negra e o herói chamado Zumbi"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/dia-consciencia-negra-heroi-chamado-zumbi.htm>. Acesso em 23 de novembro de 2016. 

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA





 

 Trabalho desenvolvido pelos alunos do 7º e 8º ano Vespertino,  sob orientação da professora Clara, da disciplina de Artes.



Desfile da Beleza Negra

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Contando Histórias com Ruth Rocha



3º Ano Vespertino
Apresentação do teatro Bom dia todas as cores! , baseado na obra de Ruth Rocha.

Livros que viraram filmes

                             
O caçador de pipas
 Filme que o 7º ano vespertino assistiu, baseado na obra de Khaled Hosseini.


                  
Livro Disponível na Biblioteca da escola.


Atividade desenvolvida em sala de aula com professor Janirto.







terça-feira, 18 de outubro de 2016

O leão que queria reinar no topo do mundo: um conto sobre generosidade

 Esta história fala sobre generosidade, quando alguém mostra a sua nobreza ao perdoar a quem lhe trouxe uma tristeza ou quando é capaz de dar ao outro o que ele precisa para a sua própria manutenção. Vale a pena a conferir!!!!!


 
                O sapo que desejava as alturas: um conto sobre amizade




Filme que os alunos do 1º ao 5º assistiram, após a contação de histórias do livro, o sapo que desejava as alturas: um conto sobre amizade. O filme teve o intuito de mostrar, a bonita e sincera amizade dos personagens principais da história.  

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Roberto Belli


                                             

Iniciamos o mês de setembro na biblioteca, conhecendo um novo autor, Roberto Belli. Ele nasceu em Blumenau,Santa Catarina, formou-se em letras, desde  criança, descobriu que tinha vocação para a literatura infantil, ele é autor de vários livros, dentre eles, O elefante que queria tudo: um conto sobre egoísmo.

 


Houve contação de histórias pela bibliotecária Heloiza, no 5º ano matutino e reconto pelos alunos.


 

Alunos do 5º ano matutino, recontando a história, O elefante que queria tudo:um conto sobre egoísmo.


quinta-feira, 28 de julho de 2016

LIVROS QUE VIRARAM FILME

 






Trabalhos apresentados pelos alunos do 6º ao 9ºano,

sobre os autores dos livros, que viraram filmes.

CONTANDO HISTÓRIAS COM RUTH ROCHA


Eugênio é o burro mais inteligente do mundo,
 sabe quase tudo, porém.........



Catapimba levava dinheiro para escola,
para comprar lanche, porém ao receber o troco, recebia balas,
como se fosse dinheiro. Vamos descobrir o final desta história.


 Esta história é de um garoto, como qualquer outro, porém contam que ele quase morreu afogado no lixo. Vamos conhecer esta história?

segunda-feira, 6 de junho de 2016

LIVROS QUE VIRARAM FILMES




O pequeno Príncipe


 Filme que os alunos do 6º ao 9º do matutino, assistiram durante o mês de maio.

 

 

Harry Potter e a ordem da Fênix

 

Filme que os alunos do Vespertino começaram assistir no mês de maio.

CONTANDO HISTÓRIAS COM RUTH ROCHA


CONTANDO HISTÓRIAS COM RUTH ROCHA


Romeu e Julieta de Ruth Rocha


Atividade desenvolvida pelos alunos, a partir da história "Romeu e Julieta" de Ruth Rocha

 


 Macaco Simão era um macaco como todos os outros. Até que um dia............




 

Máscaras do macaco Simão, confeccionadas pelos alunos do 1º ano do matutino.


CONTANDO HISTÓRIAS COM ANA MARIA MACHADO


Fábulas de Ana Maria Machado

Neste dia, além de conhecerem as fábulas de Ana Maria Machado,os alunos também leram  fábulas de outros escritores.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

LIVROS QUE VIRARAM FILMES


Iniciamos com a turmas do 6º ao 9º ano, do Matutino e Vespertino, o

Projeto Livros que viraram filmes. O mesmo tem o objetivo de:

  •   Despertar o interesse do aluno em ler o livro em que o filme foi baseado.

  • Desenvolver no aluno, o gosto pela leitura.

  • Divulgar o acervo da biblioteca;

Metodologia

O projeto contemplará os seguintes filmes inspirados em livros:

  • A ilha do tesouro, Harry Potter e a ordem da Fênix, Robin Hood, Viagem ao Centro da Terra, O cortiço, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Triste fim de Policarpo Quaresma, Vidas Secas, Percy Jackson: a batalha do Labirinto, Percy Jackson: o mar de monstros, a Madona de Cedro, Feliz ano velho, O Guarani, Dom Casmurro, Asterix, As Crônicas de Nárnia: o cavalo e o menino, O Pequeno príncipe, Memórias de Emília, O Saci, Moby Dick, Como treinar o seu dragão, O caçador de pipas.

  • Mensalmente serão exibidos na biblioteca filmes inspirados em livros.

  • Antes de iniciar o filme, o livro de inspiração do mesmo será apresentado para os alunos e ficará em lugar de destaque na biblioteca, durante a semana.

  • Serão feitas atividades relacionadas ao filme.

  • Iremos divulgar estes momentos no blog da escola

Cronograma

O projeto será desenvolvido durante todo o ano.

Iniciamos o Projeto no Matutino, com o filme Memórias de Emília, baseado na obra de Monteiro Lobato



Filme: Memórias de Emília, de Monteiro Lobato

 

Livro: O saci, de Monteiro Lobato

Filme apresentado para os alunos do vespertino. "O Saci"

 

Alunos assistindo filme na biblioteca

 

 

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Naquela noite ia ter uma festa no céu. Os bichos sem asas estavam tristes de fazer dó. Mas  o jabuti decidiu que iria ao baile. O que será que aconteceu? 

Contação de Histórias feita pela  estagiária da biblioteca, do livro Festa no Céu.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o personagem principal da história "O jabuti"

CONTANDO HISTÓRIAS COM ANA MARIA MACHADO

                 Este livro de Ana Maria Machado, aborda o cuidado com os dentes. Conta a história de um Hipopótamo, alegre e brincalhão, porém devorava todos os tipos de doces que, sem perceber, iam acabar com aquele bom humor.



Atividades desenvolvidas pelos alunos do 1º ano da Prof. Rosa.
Balas Bombons, caramelos. De Ana Maria Machado. 

Comemorando o Halloween, dia das bruxas!